Aprendizado DM

..

quarta-feira, 10 de julho de 2013

Os Graus da Ordem DeMolay

Os Graus do Capítulo

Sabemos que nossa Ordem se fundamenta em vários tipos de sabedoria, essas vêm à tona nas nossas simbologias, nas nossas leis de conduta e principalmente na nossa ritualística. Os graus da Ordem DeMolay são “etapas” do desenvolvimento dos seus membros, onde por intermédio de cerimônias aprendemos grandes lições que servirão para o nosso aprimoramento dentro, e fora do capítulo.

Grau Iniciático: é conferido na nossa admissão à Ordem DeMolay (como o nome sugere), nele surge um turbilhão de novas informações, pois nesse grau estão os moldes de como nós DeMolays devemos ser, e o que fazer para sermos grandes homens de bem. Nesse momento fazemos nossos votos para com o Pai Celestial, para com a nossa família, para com a nossa pátria e para com a causa da Ordem DeMolay.

Enquanto iniciáticos devemos compreender o funcionamento do capítulo, dos cargos, absorver o sentido das nossas simbologias, e principalmente aderir às sete virtudes cardeais de um DeMolay. Em síntese precisamos ter conhecimentos generalizados da Ordem que nos conduzam uma base para a nossa elevação ao Grau DeMolay.

Grau DeMolay: é conferido após a cerimônia de elevação, nesse grau o DeMolay deve refletir sobre os deveres para com os irmãos da nossa ordem e verificar se continua se empenhando pelos elevados ideais da nossa Ordem. É nesse grau que a figura de Jacques DeMolay toma grandes proporções em nosso imaginário, a condução dessa cerimônia nos faz refletir sobre o legado de exemplos que esse herói mártir nos deixou, ele que preferiu morrer a trair seus companheiros, ou faltar com seu juramento.


Precisamos mostrar aptidão para o Grau DeMolay respondendo o questionário para exame. Nesse grau devido à absorção de conhecimentos no Grau Iniciático, estaremos prontos para ocupar cargos e sermos oficiais do capítulo, a mistura da ritualística com a administração é de grande importância nesse grau, já que seremos os responsáveis por tomar as decisões do capítulo e direcionar o mesmo, assim como faremos as cerimônias da maneira eficiente e harmônica possível. É notável saber que após sua elevação o DeMolay terá um mês para realizar o teste de proficiência, garantindo ser digno de ter recebido o Grau DeMolay.

Os graus são etapas concluídas na nossa jornada DeMolay, mostram o quão longe cada DeMolay conseguiu ir, assim como a proficiência de cada irmão, esses que dedicaram seu tempo e esforço para o aprimoramento próprio e principalmente para o crescimento da Ordem DeMolay. 



Filipe dos Santos"

3 comentários:

  1. Bem legal e explicativo, apenas acho que deveriam também abordar o Grau Chevalier, por exemplo, e a Ordem da Cavalaria. Abraços"

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ir. o Chevalier é uma comenda! ;)

      Excluir
    2. Olá irmãos, irei complementar o que o Ir.'. Thales disse! Chevalier, é sim um Grau, sendo a maior honraria que um DeMolay Ativo ou Sênior poderá receber, obviamente ele será condecorado tanto com este título quanto a comenda. Sendo que somente a Legião de Honra, honraria conferida a uma liderança adulta extraordinária, ultrapassa esta distinção. Deve ser conferido em absoluto segredo, uma por ano, através de uma Cerimônia de Investidura própria, realizada publicamente, que relembra os antigos anos da Cavalaria. Espero ter ajudado.

      Excluir